Existem muitos guias de referência que tentam descrever a palavra amor. A palavra “Amor” em si tem uma variedade de significados e interpretações tornando muito difícil descrever para muitos. Os benefícios na saúde do amor, no entanto, são fáceis de identificar e muito mais óbvios. Neste artigo gostaria de me concentrar nos benefícios positivos na saúde do amor numa situação de amor “saudável”. Também há emoções negativas e efeitos negativos para a saúde quando alguém está a lidar com um relacionamento “insalubre” ou com um amor “obsessivo”, mas não vamos a falar sobre essas coisas hoje.

O amor é benéfico para a saúde porque:

  • Produz emoções positivas

É sabido que o amor traz muitas emoções positivas. O riso é uma dessas emoções. E o riso é conhecido por curar a alma e por ser bom para o seu bem-estar mental. Como dizem, “o riso é o melhor remédio”. É um antídoto muito poderoso para combater o stresse, o conflito e a dor tanto mental como física. O amor também tem o poder de curar e renovar o bem-estar mental, emocional e físico.

  • Ajuda a viver mais tempo e combate a doença

Tem havido estudos que mostrou que pacientes diagnosticados com cancro recuperaram do tratamento mais rapidamente quando tinham fortes conexões familiares.

A sensação de “borboletas no seu estômago” é uma reacção física real causada quando o nosso corpo responde à forte atracção que sente quando se está “apaixonado” por outra pessoa. Fisicamente a sua frequência cardíaca aumenta, o que causa o aumento do fluxo sanguíneo para todas as partes do seu corpo, incluindo os seus órgãos sexuais. Isso realmente tem um efeito positivo sobre a mente e o corpo.

  • Mantém o doutor afastado

Muitos estudos provam que as pessoas num relacionamento amoroso de longo prazo tem uma vida média mais longa do que aqueles que não estão numa relação. Normalmente, quando você está num relacionamento o seu parceiro se preocupa com a sua saúde e vai encorajá-lo a cuidar da sua saúde e desencorajar maus hábitos, como fumar, fazer drogas, ou trabalhar muito. Ninguém que ama outra pessoa quer ver o seu parceiro doente ou não cuidando de si mesmos.

Espero que este artigo o ajude a entender que o amor tem um grande impacto no nosso bem-estar emocional e físico. Apaixonar-se e estar apaixonado são actividades muito positivas. Para solteiros que não estão num relacionamento, você ainda pode experimentar os benefícios para a saúde do amor através da partilha de amor com aqueles que estão perto de você, como familiares e amigos. Certifique-se de que você receba a sua dose diária de abraços, carinho, sorrisos e actividade sexual física sempre que puder!

O amor é benéfico para a saúde?