Para muitos especialistas em maquilhagem o ano de 2014 foi o ano do “contouring”. É um jogo de luz e sombras que servem para dar profundidade e afinar o rosto. Mas ultimamente este tem vindo a ser substituído por uma nova técnica, a do strobing. É a primeira vez que ouve falar sobre o assunto? Então continue comigo pois vou lhe explicar tudo sobre o strobing e aprenda a iluminar o rosto com a técnica strobing.

Se antes o que estava em alta era a famosa técnica da Kim Kardashian, “contouring”, há quem afirme que esta técnica tenha os dias contados. Com o “contouring” o objectivo é disfarçar aquilo que não queremos dar evidência, e esta técnica foca-se em esculpir sombras e ângulos com o uso de um bronzeador. Pessoalmente, quando utilizo bronzeador de rosto, uso este da loja online Strawberrynet.

 

Ao contornar o nosso rosto podemos moldar certas zonas do nosso rosto que não queremos realçar, tais como disfarçar um nariz, diminuir o tamanho da testa e do queixo e até mesmo afinar o rosto. Abaixo deixo-vos um vídeo sobre como aplicar a famosa técnica da Kardashian.

O que é o Strobing?

Tal como o nome indica, “strobe” (que significa flash electrónico), é uma técnica de iluminação que destaca as características do rosto ao aplicar iluminador em certos pontos do rosto de modo a realçar os mesmos. Dando assim um efeito de iluminação, o resultado é um rosto radiante, super natural e leve. É como se fosse um contorno mas ao contrário. Os pontos que podem ser destacados com esta técnica são: as maçãs do rosto, o queixo, o topo do nariz, o canto dos olhos, o arco abaixo da sobrancelha, a parte superior dos lábios e a testa. Claro que se tiver algum destes pontos em demasia evite apenas passar iluminador nestas áreas. Não se esqueça de que tudo o que quiser dar evidência só tem de passar o iluminador, caso queira disfarçar use o bronzeador.

Esta técnica já apareceu em algumas passarelas internacionais há algum tempo pois cada vez mais as tendências de beleza apostam na maquilhagem natural, quase como se não tivesse a usá-la.

Como é que se faz o strobing?

Para além do efeito natural e iluminado uma das vantagens de aprender a fazer esta técnica é de que ela é muito fácil de fazer.

Primeiro terá de utilizar a sua base, recomendo que use a base da Clarins que adquiro sempre na FragranceNet. Com esta técnica não irá precisar de usar bronzeador, por isto salte este passo. Agora é só aplicar um iluminador, eu adoro comprar os meus no site online Cosme De.

As zonas onde deverá aplicar o produto é onde o sol ou a luz bate de forma natural: aplique nos ossos das sobrancelhas e maçã do rosto, na cana do nariz, no arco de cupido e na ponta do queixo. Abaixo deixo um vídeo para vos ajudar se quiserem aplicar esta técnica.

Conselhos para aplicar esta técnica:

  1. O primeiro conselho que vos dou para usar esta técnica é de que a sua pele tem de estar muito saudável, uma vez que o brilho pode dar destaque a algumas pequenas imperfeições.
  2. Evite as áreas do rosto em que tenha espinhas ou poros dilatados, mais uma vez, se mal feita, esta técnica pode evidenciar e faz com que estes problemas sejam maiores.
  3. Cuidado com a quantidade de produto aplicada, em excesso o strobing dá um aspecto de pele oleosa. No caso de já possuir pele oleosa, aconselho que use um iluminador em pó e hidrate bem a pele antes de usar a base. Costumo adquirir os meus cremes hidratantes na loja BH Cosmetics, para além dos óptimos descontos, a qualidade é garantida.
  4. Escolha um iluminador que dê brilho mas ao mesmo tempo que não dê um efeito glitter, recorde que o objectivo é ter um look fresco e natural e não parecer uma bola de espelhos.
  5. Se tem a pele clara aconselho que utilize um iluminador com um tom rosado.
  6. Peles em tom médio ficam perfeitos se utilizarem iluminadores com base em dourado.
  7. Peles escuras devem apostar em iluminadores com cores ricas em tons de ferrugem.

Foram estas as minhas dicas sobre como iluminar o rosto. Já conhecia esta técnica? Qual é a que prefere, contorno com bronze? Ou iluminar o rosto?

Esta técnica pode ser incluir na sua rotina matinal e usá-la para trabalhar, pois dá um aspecto natural. No post melhorando a sua rotina matinal dou algumas dicas para não se atrasar de manhã. Aproveite e passe pelo artigo dicas de maquilhagem para trabalhar e aprenda algumas sugestões novas.

Aprenda a iluminar o rosto com a técnica strobing