Você confia neles desde o momento em que você acorda até quando você desliga as luzes durante a noite. Mas você está a dar aos seus olhos o cuidado que realmente estes merecem?

Aqui está o que não deve fazer para garantir que você mantém a sua visão saudável nos seus anos dourados.

  • Dormir com as lentes de contacto

Um estudo da American Academy of Ophthalmology revelou que o risco de desenvolver uma úlcera da córnea é 10 a 15 vezes maior em pessoas que usam de forma prolongada lentes de contacto do que aquelas que apenas os usam durante o dia. E nem pense em dormir com qualquer tipo de lente de contacto. Você estará a privar as suas córneas de oxigénio, e essa é uma óptima maneira de causar uma infecção e incentivar as bactérias a crescer.

Pode perfeitamente tirar uma soneca de 20 minutos com os seus contactos, mas é mais seguro tirá-los de antemão, apenas no caso de você adormecer. Se você acorda e se percebe que ainda tem as suas lentes, não tente tirá-las imediatamente. Se os seus olhos estão secos, você pode realmente puxar a camada superior da córnea. Em vez disso, espere de 20 a 30 minutos e lubrifique com lágrimas artificiais antes de remover os contactos. Em seguida, use os seus óculos o resto do dia.

  • Tocar e esfregar os olhos

Independentemente de usar contactos ou não, você está a procurar problemas ao picar ou esfregar os seus olhos desnecessariamente. Às vezes, os seus olhos picam e você tem que esfregar, mas é melhor manter a pálpebra fechada e toque apenas o lado de fora do olho. Esfregar com muita dificuldade também pode levar a vasos sanguíneos quebrados e inflamação.

Outro motivo para manter as suas mãos fora? Os seus olhos estão protegidos por membranas mucosas – tecido húmido que pode facilmente colectar sujeira e germes – de modo que estes são um óptimo lugar para que as bactérias cresçam. Se você agitar a mão de alguém e depois esfregar os olhos, você está a transmitir esses germes.

  • Não faz exames oculares anuais

Muitos pessoas não fazem exames aos olho há anos porque sempre tiveram uma pontuação de 20/20 na última consulta. As mudanças de visão nem sequer são as razões mais importantes pelas quais você deve ver um oftalmólogo. Trata-se de fazer com que a sua saúde ocular geral seja verificada: não há receptores de dor atrás do olho, então, se você tiver um vaso sanguíneo quebrado ou um tumor lá atrás, você não saberia de outra forma até que comece a interferir com a sua visão, ou pior.

  • Olhar dispositivos o dia inteiro (e à noite)

Os ecrãs electrónicos, como as de nossos computadores, tablets e smartphones, emitem luz azul, que alguns médicos de olho acreditam ser tão prejudiciais quanto os raios ultravioleta do sol. Além disso, concentrar-se em qualquer coisa por horas a fio pode causar dores oculares e dores de cabeça. Siga a regra 20-20: por cada 20 minutos, você olha para um ecrã, faça uma pausa de 20 segundos para olhar para a distância, reoriente seus olhos em outra coisa e faça um esforço consciente para piscar – você pode não ter Já fazia o suficiente antes!

  • Aplicar o delineador de olho na sua linha de água

Mesmo que os artistas de maquilhagem muitas vezes coloquem o eyeliner no interior dos seus cílios inferiores, é bastante arriscado. Quando você coloca o eyeliner dentro dos seus olhos, você está a misturá-lo com as suas lágrimas. Se você estiver a usar contactos, as suas lentes ficam cobertas com pequenas partículas de maquilhagem, que podem privar os seus olhos de oxigénio. E mesmo que você não esteja a usar contactos, essas partículas de maquilhagem também podem transportar germes que podem causar infecção.

Os revestimentos de líquidos são especialmente perigosos, uma vez que a ponta do aplicador fica num tubo que pode abrigar bactérias. Os lápis de madeira são mais seguros, pois eles estão continuamente desgastados e uma nova “dica” é exposta.

  • Dormir com a sua maquilhagem

Ir dormir sem lavar o rosto pode causar mais do que deixar manchas de máscara no seu travesseiro; Também pode obstruir as glândulas em torno dos seus olhos e deixar a pele irritada, causar espinhas e até pedras, dolorosas e levantadas, que podem aparecer em ou ao redor das pálpebras.

  • Usar solução, lentes ou gotas expirados

Não há nada de errado em salvar uma solução de lentes de contacto ligeiramente passada, o que é certo? Na verdade, poderia haver. Essas soluções possuem produtos de limpeza que matam bactérias nas suas lentes, então você quer certificar de que todos esses ingredientes ainda estão a fazer o seu trabalho.

O mesmo se aplica às próprias lentes, que são feitas com uma solução estéril que pode quebrar ao longo do tempo. Lágrimas artificiais e gotas para os olhos prescritos também têm datas de validade que você deve prestar muita atenção. E definitivamente não enxagúe o seu estojo de contacto ou armazene contactos em qualquer líquido que não seja estéril, como torneira ou água destilada.

Mantenha a sua visão saudável