A inteligência emocional é a capacidade de gerir as suas emoções e se conectar com outras pessoas. Nos últimos anos, está tem ganho importância, tanto no emprego como a um nível pessoal. Ter uma inteligência emocional desenvolvida ajuda a ficar mais à vontade com você mesmo em todos os aspectos da sua vida. Este controlo da gestão emocional também se reflecte no nosso comportamento externo, isto é, na nossa atitude para com os outros.

A melhoria da inteligência emocional pode ser alcançado através da formação, estar consciente de nós mesmo, dos nossos sentimentos, dos nossos comportamentos, e tentado mudar o que vemos necessário. Como a emoção, o pensamento e o comportamento estão ligados, mudando alguns desses comportamentos externos você também vai modificar o nosso pensamento e a nossa gestão emocional.

Alguns comportamentos para melhorar a inteligência emocional:

  • Ponha-se na posição do outro quando você tenta explicar algo

Quando alguém lhe diz algo, tente pensar que a outra pessoa pode estar a sentir. Logo você perguntar , o que está a tentar dizer ou para se explicar melhor. Não fecha a sua mente e se limite só ver a sua própria posição, procure colocar-se no lugar da outra pessoa.

  • Cuidado com piadas

Cada pessoa é mais sensível a algumas coisas que outras. Talvez uma piada que você achar muito engraçada, a pessoa não gosta. Há que ter muito cuidado com o conteúdo da piada, uma vez quem, você pode estar a gozar com algo que talvez a outra pessoa viveu.

  • Respeite a opinião dos outros

Você pode concordar que você discorda. O outro opinar diferente de você não significa que lhe está a atacar, ou tem que reagir como uma ameaça. Se uma opinião externa eventualmente afecta-lhe muito, isso significa que você está a conectar com algo pessoal.

  • Ser responsável pelo o seu próprio comportamento e as suas consequências

Não pense que tudo de mau que acontece é a responsabilidade do outro e você não tem nada para fazer. O erro não é algo mau, todos nós temos o direito de fazer erros e aprender.  Porém, só aprenderemos se formos capazes de tomar responsabilidade por esse erro.

  • Aceitar as circunstâncias da vida

Se constantemente nos queixamos sobre as situações da vida que não gostamos e não podemos mudar, esses pensamentos só nos fazem mais tristes e frustrados. Eu tenho que ver o que eu posso mudar, o que está o meu alcance.

Cinco comportamentos que melhoram a inteligência emocional